Additionally, paste this code immediately after the opening tag:

Pensar e Fazer

Pensar e Fazer é um aplicativo com fins terapêuticos destinado a autistas clássicos de todas as idades e foi d...

Free

Store review

Pensar e Fazer é um aplicativo com fins terapêuticos destinado a autistas clássicos de todas as idades e foi desenvolvido como complemento ou substituto à terapia de Intervenção Comportamental Intensiva, conhecida também como terapia ABA (Applied Behavior Analysis).

E ainda é gratuito!


Recomendações

O app Pensar e Fazer tem como base a experiência da terapia de Intervenção Comportamental Intensiva e procura reproduzir seus métodos de forma simples e prática.

Recomenda-se a supervisão e auxílio de um adulto responsável junto ao autista no momento da utilização do aplicativo. O acompanhamento médico especializado também não está descartado, ficando a critério do responsável.

Recomendamos fortemente que o autista seja motivado e recompensado em participar da terapia e também que seja orientado em relação à utilização do aplicativo (veja mais abaixo) e seus benefícios.

Planeje um local e horário em que o autista se sinta mais confortável e disposto, auxiliando-o apenas verbalmente durante a utilização do aplicativo.

Buscamos desenvolver a ideia do aplicativo para uma apresentação bastante simples, eliminando tudo o que possa trazer estresse ao autista durante a utilização. O app Pensar e Fazer tem finalidade terapêutica e não recreativa, portanto não é nosso objetivo principal fazer com que o autista goste de utilizar o aplicativo, mas que ele venha a ter benefícios no menor tempo e com o menor esforço possíveis.

É de se esperar que o autista relute em utilizar o aplicativo, assim como faria com qualquer outra tarefa que não é de seu interesse no momento. Recomendamos que o responsável insista dentro do limite do que considerar saudável para o autista, pois isso também servirá para a terapia como uma forma do autista aprender a se dar disciplina e treinar sua concentração. Com o tempo essa relutância tende a diminuir na mesma proporção com que o autista melhora sua concentração e disciplina mental. Pedimos para que o responsável sempre oriente o autista com relação aos benefícios do tratamento, motivando-o e recompensando-o pelos resultados obtidos.

Não há garantias de que apenas pela utilização do aplicativo se obtenha os benefícios esperados. Os resultados podem variar de autista para autista, como também a percepção dos benefícios poderá variar ao longo do período de utilização.


Como funciona

O app Pensar e Fazer foi desenvolvido objetivando atingir os mesmos resultados da terapia de Intervenção Comportamental Intensiva.

Deve ser utilizado diariamente por cerca de 30 min., não sendo necessário que o autista complete todas as telas durante o período de utilização.

O aplicativo em si não ensina nada ao autista. Sua finalidade é trabalhar o cérebro do autista para que ele possa se concentrar com maior facilidade em suas tarefas cotidianas, melhorando assim seu aprendizado e socialização ao longo do tempo. Sendo assim, espera-se que os benefícios venham a aparecer a médio prazo.


Como utilizar

O aplicativo Pensar e Fazer é composto de uma série de telas. O autista deve completar uma tela para passar à próxima, e assim por diante.

Cada tela tem um certo número de quadrados dispostos em conjuntos de cores. O autista deve começar tocando um quadrado de qualquer cor e tocar os demais quadrados da mesma cor até que todos eles desapareçam. Acabando os quadrados de uma cor, ele passará a outra cor e assim por diante.

Se o autista começar por uma cor e tocar uma cor diferente antes de terminar a sequência da cor inicial, todos os quadrados voltam a aparecer, sendo necessário começar a sequência novamente. Terminadas todas as sequências de cores uma nova tela aparecerá com um novo conjunto de quadrados.

Para voltar à tela inicial do aplicativo, aperte a tecla Voltar do seu smartphone.

Last update

Feb. 7, 2020

Read more